Vertentes da Liberdade

07/11/2011 Carolina Lara

Os amantes do turismo em Minas terão mais um motivo para percorrer os caminhos da Estrada Real. Cidades referência do Barroco no Brasil – Tiradentes, São João del Rei e Ritápolis – ganharam o Vertentes da Liberdade. O projeto levará, a partir deste ano, atividades culturais para a região de origem de José Joaquim da Silva Xavier, Tiradentes, patrono cívico do país. O dia do nascimento do herói da Inconfidência – 12 de novembro- será celebrado em grande estilo em São João del Rei. A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, compositores, intérpretes e cantores mineiros de peso darão o tom do evento, a partir das 20h, no centro da cidade.

Sob a batuta do regente Gabriel Rhein Schirato, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresentará canções populares, reunidas especialmente para o Vertentes da Liberdade. Os arranjos têm assinaturas dos maestros Nelson Ayres, Gil jardim e Tulio Mourão – este responde também pela direção musical. Os intérpretes convidados são nomes consagrados do cenário musical mineiro e nacional, como o violinista Marcus Viana, que compôs o hino em louvor a Tiradentes, Canção do Herói, e os cantores de Beagá Titane, Anthonio, Sérgio Pererê, Laiza Moraes e os de São João del Rei, Mario Krauss e Marilane Santos.

O Vertentes da Liberdade será realizado anualmente e, para 2012, o público ganhará novas atrações. Túlio Mourão reforça que, para o ano que vem, o espetáculo principal envolverá teatro, música e dança pelas ruas dos municípios, tendo o dramaturgo João das Neves no comando da direção artística.

O Vertentes da liberdade foi criado a partir do Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Domingos Sávio (PSDB/MG), que institui o 12 de novembro, data de nascimento de Tiradentes, como o Dia da Liberdade.

Outros dois eventos marcam a semana cívica na região: A Comenda da Liberdade e o Ciclo de Debates. A Comenda foi criada pelas prefeituras e câmaras municipais de Ritápolis, São João del Rei e Tiradentes, como símbolo do encerramento da disputa entre as cidades acerca da localização da Fazenda do Pombal – local de nascimento de Tiradentes. A honraria será entregue a personalidades em solenidade marcada para o dia 13 de novembro, na Fazenda do Pombal. Mais informações: www.comendaliberdadeecidadania.com.br. Os visitantes e moradores das cidades poderão participar também do Ciclo de Debates, entre os dias 10 e 12 de novembro. Informações pelo site: www.ihgsaojoaodelrei.org.br.

Serviço
Evento: Vertentes da Liberdade – com Orquestra Sinfônica de MG e artistas convidados
Data: 12 de novembro, a partir das 20h
Local: Av. Tancredo Neves, na altura na altura do coreto – Centro de São João del Rei
Mais informações: www.vertentesdaliberdade.com.br

  • Sob a batuta do regente Gabriel Rhein Schirato, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresentará canções populares Sob a batuta do regente Gabriel Rhein Schirato, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresentará canções populares

Português para todos

Nossa equipe preparou dicas sobre o uso de nossa língua, com acesso liberado a todos os visitantes deste site.